Parceira público-privada oferece curso de formação técnica em “protensão”

Joaquim Caracas com CEO Jefferson de Paula e representantes da ArcelorMittal juntamente com o  Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará Inácio Arruda.

Joaquim Caracas com CEO Jefferson de Paula e representantes da ArcelorMittal juntamente com o  Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará Inácio Arruda.

Parceira público-privada oferece curso de formação técnica em “protensão”

Para contribuir na formação de mão de obra qualificada, a Impacto Protensão, especializada na técnica de protensão não-aderente em estruturas, em conjunto com a ArcelorMittal, referência na indústria de aço, assinaram hoje (24) um termo de cooperação com o governo do Estado do Ceará para oferecer um curso de formação de técnicos em Protensão, destinado aos alunos do sistema de ensino público.

A técnica de protensão é baseada na criação de tensões prévias de compressão no concreto, para compensar os esforços de tração que o material sofrerá quando receber sobrecargas, como por exemplo, na estruturação de pontes.  A formalização da parceria foi feita na presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Inácio Arruda, do presidente da Impacto Joaquim Caracas e do CEO da ArcelorMittal, Jefferson de Paula.

“É uma grande conquista para nós, porque estamos aumentando o grau de qualificação dos profissionais que saem do curso para o mercado de trabalho cearense e para outras regiões do Brasil”, afirmou o secretário Arruda, que acrescentou:  “esta é minha primeira visita ao Concrete Show e identifico uma apresentação de expositores de qualidade e com muitas inovações. Este cenário me leva a acreditar que a indústria está pulsante e que precisamos apenas alinhar o cenário político para atrair investimentos nacionais e estrangeiros para o desenvolvimento tecnológico na construção civil e em outros setores”.    

A Impacto surpreendeu o secretário do Ceará com a doação de uma impressora 3D para facilitar a criação e a personalização de peças usadas na protensão de estruturas. A primeira experiência da colaboração entre as empresas e o estado do Ceará acontecerá na Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira e, segundo o secretário, terá papel estratégico no aperfeiçoamento técnico dos alunos, ampliando a capilaridade da educação técnica dentro da indústria da construção civil.

Fonte: Conteúdo Empresarial - 24 Agosto 2017 - Concrete Show - http://www.concreteshow.com.br/pt/mercado/noticias/1136-parceira-publico-privada-oferece-curso-de-formacao-tecnica-em-protensao