Impacto e Nordeste nas Alturas II

O Nordeste nas alturas, para quem não conhece, é um evento voltado para projetistas, incorporadores, construtores e acadêmicos, que foi promovido pela ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), nos dias 28 e 29 de abril de 2016.

Essa edição teve o patrocínio da Impacto para a realização do evento, que tem como objetivo discutir as necessidades e os cuidados para a elaboração de projetos seguros e em consonância com as normas brasileiras.

Esse ano, o evento iniciou-se com a Secretária Municipal de Urbanismo e Meio

Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz, trazendo à tona a polêmica discussão sobre o Gabarito Vertical dos Edifícios em Fortaleza. Ela nos mostrou que a prefeitura está com esse tema em pauta, com possíveis resoluções nos próximos meses.

Presenciamos ainda o Eng. Raimundo Calixto, diretor técnico da RCM Engenharia de Estruturas, mostrando suas belíssimas obras em estruturas metálicas e de vidro.

Aprendemos um pouco também sobre Concreto Pré-moldado com o Eng. Joaquim Mota, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), apresentando as vantagens e possíveis dificuldades da tecnologia, para finalizar, o Eng. Marcelo Silveira, sócio do escritório técnico MD Engenheiros Associados, com mais de duas mil obras em concreto armado e protendido, exibiu alguns projetos exemplares aplicando a protensão.

Contamos ainda presenças ilustres, como o Eng. Luiz Aurélio, Eng. João Alberto Vendramini, Carlos Alberto Del Mar, Eng. Augusto Albuquerque, Alexandre Gusmão, Eng. Ricardo França, Eng. Sérgio Stolovas, Prof. Bruno Bertoncini, entre outros.

Com o foco sempre em inovação, a Impacto busca estar perto de eventos que promovam a discussão de temas importantes para a Construção Civil, participando ativamente da comunidade dos engenheiros calculistas.