Caixa 80X80

Recentemente a Impacto criou um novo modelo de caixa para Lajes Nervuradas. Essa atualização sobretudo tem como objetivo se adequar as normas da ABNT NBR 15575, 15200 e 14432, sem perder suas vantagens práticas e econômicas.

Do que se trata das Normas, os temas de proteção ao incêndio foram os que transformaram as caixas de 61X61 cm para 80X80 cm. As nervuras, que antes tinham largura de 7 cm, passaram a ter 12,5 cm, o que aumentaria o consumo de concreto. No entanto, aumentado o espaçamento das nervuras de 61 cm para 80 cm, esse consumo permaneceu o mesmo, oferecendo mais economia para sua obra.

Alguns itens importantes nas referidas normas:

NBR 15575

5. Dificultar a ocorrência de inflamação generalizada;

- Avaliação da reação ao fogo da face superior do sistema de piso: Classificação da reação elementos e componentes dos sistemas de piso, vedações e coberturas.

8. Dificultar a propagação do incêndio, da fumaça e preservar a estabilidade estrutural da edificação;

- Os elementos e componentes devem ter resistência ao fogo compatível com o local de aplicação;

NBR 15200:2004

4.2 Os objetivos gerais da verificação de estruturas em situação de incêndio são: ― limitar o risco à vida humana; ― limitar o risco da vizinhança e da própria sociedade; ― limitar o risco da propriedade exposta ao fogo.

4.3 Considera-se que os objetivos estabelecidos em 4.2 são atingidos se for demonstrado que a estrutura mantém as seguintes funções: ― função corta-fogo – a estrutura não permite que o fogo a ultrapasse ou que o calor a atravesse em quantidade suficiente para gerar combustão no lado oposto ao incêndio inicial. A função corta-fogo compreende o isolamento térmico e a estanqueidade à passagem de chamas; ― função de suporte – a estrutura mantém sua capacidade de suporte da construção como um todo ou de cada uma de suas partes, evitando o colapso global ou o colapso local progressivo. 

4.4 Os requisitos descritos em 4.3 estão inseridos num conjunto maior de requisitos gerais de proteção contra incêndio que compreende: ― reduzir o risco de incêndio; ― controlar o fogo em estágios iniciais; ― limitar a área exposta ao fogo (compartimento corta-fogo); ― criar rotas de fuga; ― facilitar a operação de combate ao incêndio; ― evitar ruína prematura da estrutura, permitindo a fuga dos usuários e as operações de combate ao incêndio.

 

 

Tendo em vista uma melhor segurança para a obra, a Impacto inovou mais uma vez, amadurecendo seus serviços e se mostrando cada vez mais atenciosa com os clientes sem precisar fazê-lo pagar mais por isso.

É pensando em você que a IMPACTO vem inovando a cada dia.