Marcelo Correia Alcântara Silveira recebe prêmio de menção honrosa.

Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2016

Premiação da Abece e da Gerdau reconheceu projetos nas categorias Edificações, Infraestrutura, Obras de Pequeno Porte, Obras Especiais e Construção Industrializada, além de destaques do Júri e do quesito Sustentabilidade.

MENÇÃO HONROSA
Torre eólica em concreto
Autor: Marcelo Correia Alcântara Silveira (MD Engenheiros Associados - Fortaleza/CE)
Cidade: São Gonçalo do Amarante (CE)

Instaladas no Complexo Eólico Taíba, município de São Gonçalo do Amarante (CE), e no Complexo Eólico Amontada, município de Amontada (CE), torres pré-fabricadas de concreto com protensão aderente servem de apoio para aerogeradores fabricados pela empresa Suzlon. Com 100 m de altura, cada torre tem estrutura composta por aduelas pré-moldadas em concreto que, após sua montagem, é protendida por cabos locados no interior das paredes das aduelas e com aderência posterior.

A montagem da torre é simples, pois a protensão é aplicada em cada trecho de dimensão constante. A fixação provisória para estabilização da estrutura não é necessária, reduzindo custos e tempo de montagem. A ligação da torre com a fundação se faz por meio de barras protendidas do tipo Dywidag, sem a necessidade de criação de câmara interna na fundação, o que reduz drasticamente o volume de concreto da fundação.

Quer ver demais prêmios que ocorreram no Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2016 ?

fonte: http://techne.pini.com.br//engenharia-civil/236/artigo375467-3.aspx