Reata ergue edifício em 117 dias

Renato Leitão, Joaquim Caracas, Jayme Leitão e Ricardo Ramos

Renato Leitão, Joaquim Caracas, Jayme Leitão e Ricardo Ramos

Renato Leitão, Joaquim Caracas, Jayme Leitão e Ricardo Ramos (foto) estiveram reunidos na festa da cumeeira do Ed. Albamar, erguido pela Reata em apenas 117 dias na esquina da Oswaldo Cruz com a Silva Jatahy. É a primeira obra no Brasil a utilizar a tecnologia de armadura pronta, introduzida pela Impacto Engenharia, do engenheiro Joaquim Caracas. É a segunda inovação nacional que surge da parceria Reata e Impacto, já que a Torre Santos Dumont, há 20 anos atrás, foi a primeira edificação no Brasil a utilizar a tecnologia de protensão com cordoalha engraxada, hoje amplamente empregada no país.

Notícia extraída de: Jornal O POVO

Propagando conhecimento!

Impacto em parceria com o Governo do Estado do Ceará iniciam as aulas do curso de formação técnica em protensão.

Dr. Sérgio Santos ao fundo e Eng. Joaquim Caracas à direita na Aula do Curso de Protensão.

Dr. Sérgio Santos ao fundo e Eng. Joaquim Caracas à direita na Aula do Curso de Protensão.

No mês de setembro, a Impacto, em parceria com o Governo do Estado do Ceará e a siderúrgica ArcelorMittal, deu início ao projeto pioneiro de formação técnica em “protensão”. A primeira aula aconteceu na Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira, onde os alunos puderam dar seus primeiros passos em direção ao aperfeiçoamento técnico almejado pela iniciativa, dessa forma, ampliando a capilaridade da educação técnica dentro da indústria da construção civil. 

Fonte: Redação Impacto

Impacto Protensão e ArcelorMittal criam startup

CARACAS.jpg

São Paulo – A Impacto Protensão, com sede em Fortaleza, inaugura em São Paulo um centro de inovação em parceria com a siderúrgica ArcelorMittal. Vai se chamar Engenharia Inovação.

A startup é focada no desenvolvimento de soluções inovadoras para a construção civil. A ideia é ir além do aço e das protensões. Isto inclui toda a cadeia da construção civil.

Um termo de cooperação entre as empresas foi assinado entre os diretores da empresa cearense, o presidente Joaquim Caracas e o diretor-executivo Rodrigo Castelo Branco com o CEO da siderúrgica, Jefferson De Paula.

A nova empresa começa agora em outubro. No time, engenheiros, projetistas e analistas de P&D. Caracas e Rodrigo fizeram benchmarking no Vale do Silício e em Israel.

Tem parcerias com incubadoras e agências de fomento a inovação como Finep, Senai e Funcap (CE).