Dr. Bijan O. Aalami vem ao Brasil

O Dr. Bijan O. Aalami, fundador da ADAPT Corporation, professor de Engenharia Estrutural da Universidade Estadual de São Francisco (EUA) e considerado a maior referência do mundo no conhecimento da protensão, veio ao Brasil para ministrar um curso sobre concreto protendido em Recife, mas antes, visitou, em Fortaleza, a Impacto, empresa de Joaquim Caracas. O Dr. Bijan foi o grande facilitador durante a viagem de Joaquim Caracas, em 1997, para os EUA, onde deu toda a assistência técnica necessária para que o empresário cearense iniciasse suas atividades no meio da protensão.

Dr. Bijan O. Aalami ao lado do Eng. Joaquim Caracas.

Dr. Bijan O. Aalami ao lado do Eng. Joaquim Caracas.

O curso com duração de quatro dias, de 20 a 23 de setembro, no auditório do Mar Hotel em Recife. Além das aulas do Dr. Bijan O. Aalami, o evento também contou com palestras de diversos profissionais renomados da área, como: Eng. Hélder Martins, Eng. Carine Magalhães, Eng. Joaquim Caracas, Eng. Sérgio Osório e o Eng. Carlos Magalhães.

Parte do time Impacto entregando homenagem ao Dr. Bijan O. Aalami.

Parte do time Impacto entregando homenagem ao Dr. Bijan O. Aalami.

“Foi um evento bastente proveitoso. Todas as palestras foram muito interessantes. Aprendi novos aspectos e aplicações que não imaginava que podiam existir sobre a protensão”. Ressalta Lucas Buffat, engenheiro em formação que participou do evento. ­ "A protensão praticada nos Estados Unidos é diferente da protensão aplicada no Brasil pelo fato da alvenaria daqui ser mais pesada necessitando de uma armadura complementar".

“Os palestrantes de renome nacional fizeram deste evento, juntamente com o Dr. Bijan Aalami, um verdadeiro sucesso". Segundo Lucas o Dr. Bijan referenciou a Impacto como a empresa do futuro para a protensão, pois criou um sistema capaz de aplicar a ideia da protensão americana de maneira modular e adaptada para o Brasil. "Todos que assistiram o Eng. Helder Martins e Eng. Joaquim Caracas puderam compreender melhor como o Sistema Pavplus funciona e perceber sua prática como o futuro da protensão”.  

 

homenageados_recife.jpg

Parceira público-privada oferece curso de formação técnica em “protensão”

Joaquim Caracas com CEO Jefferson de Paula e representantes da ArcelorMittal juntamente com o  Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará Inácio Arruda.

Joaquim Caracas com CEO Jefferson de Paula e representantes da ArcelorMittal juntamente com o  Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará Inácio Arruda.

Parceira público-privada oferece curso de formação técnica em “protensão”

Para contribuir na formação de mão de obra qualificada, a Impacto Protensão, especializada na técnica de protensão não-aderente em estruturas, em conjunto com a ArcelorMittal, referência na indústria de aço, assinaram hoje (24) um termo de cooperação com o governo do Estado do Ceará para oferecer um curso de formação de técnicos em Protensão, destinado aos alunos do sistema de ensino público.

A técnica de protensão é baseada na criação de tensões prévias de compressão no concreto, para compensar os esforços de tração que o material sofrerá quando receber sobrecargas, como por exemplo, na estruturação de pontes.  A formalização da parceria foi feita na presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Inácio Arruda, do presidente da Impacto Joaquim Caracas e do CEO da ArcelorMittal, Jefferson de Paula.

“É uma grande conquista para nós, porque estamos aumentando o grau de qualificação dos profissionais que saem do curso para o mercado de trabalho cearense e para outras regiões do Brasil”, afirmou o secretário Arruda, que acrescentou:  “esta é minha primeira visita ao Concrete Show e identifico uma apresentação de expositores de qualidade e com muitas inovações. Este cenário me leva a acreditar que a indústria está pulsante e que precisamos apenas alinhar o cenário político para atrair investimentos nacionais e estrangeiros para o desenvolvimento tecnológico na construção civil e em outros setores”.    

A Impacto surpreendeu o secretário do Ceará com a doação de uma impressora 3D para facilitar a criação e a personalização de peças usadas na protensão de estruturas. A primeira experiência da colaboração entre as empresas e o estado do Ceará acontecerá na Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira e, segundo o secretário, terá papel estratégico no aperfeiçoamento técnico dos alunos, ampliando a capilaridade da educação técnica dentro da indústria da construção civil.

Fonte: Conteúdo Empresarial - 24 Agosto 2017 - Concrete Show - http://www.concreteshow.com.br/pt/mercado/noticias/1136-parceira-publico-privada-oferece-curso-de-formacao-tecnica-em-protensao

A 10ª edição do Encontro dos Empreendedores Endeavor

endeavor.jpg

A 10ª edição do Encontro dos Empreendedores Endeavor foi realizada nos dias 4 a 6 de agosto de 2017, em Águas de São Pedro (SP). Na programação, momentos de inspiração com grandes nomes do empreendedorismo, networking, troca de experiências e agenda recreativa. Os sócios e diretores da Fortbrasil, Juliana Freitas, Marcelo Filho e José Neto, empreendedores selecionados pela Endeavor, confirmaram participação no evento, que contará com os presidentes da RaiaDrogasil, Antônio Pipponzi, e da Kroton, Rodrigo Galindo.

Anualmente a Endeavor reúne sua rede de empreendedores e mentores em um final de semana intenso de trocas de experiência e presenças especiais. Neste ano tivemos Rodrigo Galindo, CEO da Kroton Educação, António Piponzi, Presidente do Conselho da Raia Drogasil e Sergio Rial, CEO do Santander, Joaquim Caracas, CEO Impacto, também fizeram parte deste grande evento que como sempre, no último dia, acabou em festa.