HISTÓRIA

É possível aperfeiçoar métodos construtivos utilizando técnicas racionais e materiais sustentáveis? Essa era a pergunta que estava na cabeça do empreendedor Joaquim Caracas quando estava embarcando num vôo para os Estados Unidos em 1996. Ao retornar, a Impacto foi criada com a missão de aplicar e difundir no Brasil a técnica de protensão não-aderente em estruturas, permitindo economia de concreto na construção civil. Para isso foram necessárias parcerias com empresas norte americanas, como a ADAPT Corporation, maior especialista na utilização do concreto protendido.

Após a consagração no mercado como uma empresa referência em protensão, a Impacto passou a desenvolver técnicas para otimizar a execução de estruturas de concreto. Melhor utilização de recursos, mão de obra e técnicas mais eficientes passaram a ser também o foco de seu negócio.

Atualmente acumula 17 patentes de produtos que envolvem materiais sustentáveis a ponto de substituir 85% da madeira utilizada nas obras por plástico reciclado, além de trazer uma redução de custos de até 32% nas despesas com essa obra e uso de até 45% menos mão de obra.

Inovação é o motor para o crescimento da Impacto. Com mais de 20 prêmios em seu portifólio, de âmbitos nacional e regional, a empresa continua inovando em seus produtos e técnicas que conquista o mercado em todo o Brasil.